Japão Amarelo               Bem vindo!   Login ou Cadastrar
Ferias Remuneradas

Dias de folga e férias remuneradas

Saiba a mais a respeito sobre dias de folga e férias remuneradas


Todo trabalhador tem direito a pelo menos uma folga por semana. Esse dia fica a critério da empresa e nem sempre é aos sábados ou domingos. Caso o empregador não conceda uma folga por semana, ele deve adotar o sistema de quatro folgas ao longo de quatro semanas. É importante que esse ponto esteja claro no Regulamento Interno de Trabalho, (Shuugyoo Kisoku 就業規則) qualquer que seja o esquema.

O empregado tem direito a férias remuneradas (yukyu kyuuka 有休休暇). No primeiro ano, são 10 dias de descanso. Esse benefício pode ser desfrutado após seis meses de trabalho contínuo, e desde que o trabalhador tenha mais de 80% de assiduidade. Para cada ano de trabalho na empresa, ele ganha mais um dia. Após 3 anos e seis meses, o contratado passará a receber 2 dias a cada ano. O máximo de dias de férias remuneradas que poderá acumular é o equivalente a dois anos. Se DIAS DE FOLGA E FÉRIAS REMUNERADAS não fizer uso do benefício, ao término desse período ele perderá o direito aos dias de férias do primeiro ano.

O empregado deve comunicar com antecedência os dias que pretende descansar. Em princípio, a empresa deve concordar com o pedido, mas desde que não atrapalhe o andamento do trabalho (por exemplo, em pico da produção). Nesse caso, é preciso que ambos cheguem num acordo.

O salário a ser pago no período de férias será, em geral, o mesmo do salário, considerando-se o horário normal (não se inclui, portanto, as horas extras). Mesmo quem tem jornada de trabalho com menos dias que os trabalhadores em geral, tem direito a férias remuneradas, embora o período seja menor.
Caso o funcionário fique parado por conveniência da empresa, ela é obrigada a pagar ao empregado assistência de mais de 60% do salário médio (kyugyoo teate 休業手当) durante esse período.

Confira:
Férias remuneradas para trabalhadores com jornada de 40 horas semanais

período de trabalho Dias de férias anuais
após 6 meses 10 dias
após 1 ano e 6 meses 11 dias
após 2 anos e 6 meses 12 dias
após 3 anos e 6 meses 14 dias
após 4 anos e 6 meses 16 dias
após 5 anos e 6 meses 18 dias
após 6 anos e 6 meses 20 dias

■ Fonte:

Japão amarelo .com Atividades por localidade Mais buscas Grupo japao amarelo
Facebook Festas Empregos Administração
Orkut Consulado itinerante Iphone 4s Manutenção
Twitter Comidas tipicas Receitas de comida Fotográfia
Linkedin Bandas musicais Produtos de beleza Desenvolvimento web
 
Japãoamarelo.com 2012 - Onde você encontra o que procura.