Japão Amarelo               Bem vindo!   Login ou Cadastrar
Compras de imovel

Possuir um lar para criar os filhos com conforto e tranqüilidade e receber os amigos é o desejo de quase todas as pessoas. Poucos sonhos de consumo são tão cobiçados quanto o de ter a casa própria. Para muitos brasileiros que decidiram permanecer no Japão, a compra deixou de ser projeto e tornou-se realidade. É o caso da família de Saíra Kleinhans Inoue, 45, de Ota (Gunma), que resolveu comprar um imóvel no Japão há dois anos. "A casa vai ser uma herança para os nossos filhos (Sérgio, 22, Leonardo, 13, e Vinícius, 4). Eu e meu marido não sabemos se vamos continuar aqui pelo resto da vida, mas os nossos filhos, com certeza irão", destaca.

Há seis anos, a família Inoue veio ao Japão com o mesmo objetivo de grande parte dos brasileiros: ficar uma temporada e voltar ao Brasil. Mas com o passar dos anos e o nascimento do terceiro filho, Vinícius, os planos mudaram e a família resolveu permanecer no país.

A segurança e a adaptação dos filhos no país foram fatores que pesaram na decisão, e a compra de um imóvel passou então ser a solução para uma vida mais confortável. "Vejo que há brasileiros que estão há 15 anos e moram em apartamentos apertados. Já que vamos ficar aqui, optamos por ter uma qualidade de vida melhor", diz Saíra. "Assim que saiu o visto permanente do meu marido, já compramos a casa", acrescenta.

CONSTRUÇÃO

A família optou por escolher um terreno e construir o imóvel, conforme o gosto deles. "Na época morávamos em Isesaki, mas fomos na imobiliária e eles mostraram os terrenos disponíveis. Vimos esse e gostamos do espaço que teria para as crianças", conta ela.  A construção da casa da brasileira levou cerca de três meses e, todos os dias, ela verificava o andamento das obras. "Só tiramos o tatame e o guarda-roupa que os japoneses têm o costume de colocar na sala", diz. 

         

FINANCIAMENTO

Saíra conta que não teve dificuldades para conseguir o financiamento do banco. "Por causa da idade do meu marido - Sérgio tem 57 anos - o financiamento foi dividido em 25 anos e tivemos também que dar uma entrada. O valor das prestações praticamente é o mesmo do aluguel de um apartamento", conta. "Antes, entramos em contato com quatro imobiliárias, mas sentimos que por sermos estrangeiros não fomos vistos com bons olhos. Na época, não tinha tantos brasileiros que estavam comprando casas aqui".

A vida da família mudou depois da compra do imóvel. Os filhos também ganharam mais liberdade e hoje têm bastante espaço para brincar. "Não tem como comparar. Gosto muito de jardim e animais, tudo que não podíamos ter em apartamento. E aqui não, tenho o meu jardim e o nosso cachorro", conta.

Para quem esta interessado em investir na compra de um imóvel, o conselho de especialistas é que a pessoa avalie bem quanto representará a cota mensal do financiamento. O ideal é que o valor não ultrapasse 20% da renda mensal da família.

PRÉ-REQUISITOS 

As formas mais comuns de financiamento são por meio de bancos ou pelo governo. Nesse último, o comprador negocia com a Corporação de Crédito para Residência (Housing Loan Corporation). Também é possível solicitar o financiamento de ambas as entidades. A diferença de uma para outra está nos juros cobrados, em que nos bancos variam periodicamente, enquanto o órgão estatal mantém uma tabela fixa.

A maioria dos brasileiros tem optado por parcelas mensais de pagamento, equivalentes ao valor de um aluguel. Mas existe a possibilidade de pagar cotas menores com devolução maiores na época do bônus.

Para ter o financiamento aprovado, o interessado passa por uma avaliação da entidade crediária. Os bancos exigem que o comprador estrangeiro tenha visto permanente, trabalhe na mesma empresa por mais de três anos, esteja inscrito no Seguro Nacional de Saúde, tenha renda anual superior a ¥ 2 milhões e menos de 50 anos de idade.

Japão amarelo .com Atividades por localidade Mais buscas Grupo japao amarelo
Facebook Festas Empregos Administração
Orkut Consulado itinerante Iphone 4s Manutenção
Twitter Comidas tipicas Receitas de comida Fotográfia
Linkedin Bandas musicais Produtos de beleza Desenvolvimento web
 
Japãoamarelo.com 2012 - Onde você encontra o que procura.