Japão Amarelo               Bem vindo!   Login ou Cadastrar
Aluguel imovel particular

Aluguel de imóvel particular

 Na hora de alugar casa ou apartamento particular, o interessado deve estar preparado para desembolsar o equivalente a três ou quatro vezes o valor do aluguel em luvas. É aconselhável estar acompanhado de alguém que entenda o idioma japonês ao visitar a imobiliária. Como o contrato é escrito em japonês, convém ainda pedir que alguém o traduza antes de assiná-lo. Além da assinatura, as imobiliárias costumam exigir também o carimbo (inkan), a Carteira de Registro de Estrangeiro (gaikokujin tooroku shoomeisho) e documento comprovando a renda do futuro inquilino.

Do fiador, é necessária a apresentação do carimbo registrado na prefeitura. Em alguns casos, a própria imobiliária certifica se o fiador tem renda e emprego estáveis.

As imobiliárias costumam exigir os seguintes valores no ato da assinatura do contrato:
- Um mês de aluguel antecipado (mae yachin). 
- Taxa de agradecimento (reikin) - paga ao locador, equivalente a um ou dois meses de aluguel, que não é restituído na rescisão do contrato. 
- Depósito (shikikin) - taxa equivalente a um ou dois meses de aluguel, que serve como garantia para conserto de possíveis danos no imóvel. É restituído na rescisão do contrato, descontado o montante usado para reparos. 
- Comissão da imobiliária - equivalente a um mês de aluguel. 
- Seguro de incêndio - normalmente para dois anos; o valor gira em torno de ¥ 20 mil. 
- Em alguns casos, é cobrada taxa para cobrir despesas de condomínio (koeki-hi), como água e luz dos corredores e limpeza da área externa do prédio. 

O contrato costuma ser de dois anos. Na hora da renovação, a imobiliária exige pagamento de taxa equivalente a um mês de aluguel, somado a despesas como taxa para selo e escrituração. É necessário renovar também o seguro de incêndio.

O pagamento do aluguel é definido pela própria imobiliária: pode ser desconto direto da conta bancária do inquilino; depósito na conta do proprietário; ou pagamento em dinheiro diretamente à imobiliária ou ao proprietário.

Em caso de mudança, é aconselhável checar se não existem danos no imóvel. Se a resposta for positiva, deve-se comunicr a imobiliária, para evitar problemas referentes à devolução do depósito de garantia (shikikin).

Japão amarelo .com Atividades por localidade Mais buscas Grupo japao amarelo
Facebook Festas Empregos Administração
Orkut Consulado itinerante Iphone 4s Manutenção
Twitter Comidas tipicas Receitas de comida Fotográfia
Linkedin Bandas musicais Produtos de beleza Desenvolvimento web
 
Japãoamarelo.com 2012 - Onde você encontra o que procura.